Polémica José Silvano

Deputada Emília Cerqueira assinou presença de José Silvano

Social-democrata eleita por Viana do Castelo vai falar esta tarde na Assembleia da República.

A deputada do PSD Emília Cerqueira será a responsável pelo registo das presenças de José Silvano no Parlamento, avança o Observador.

O PSD anunciou para esta tarde uma uma conferência de imprensa, no Parlamento, da deputada.

O deputado do PSD, José Silvano, reiterou, na quinta-feira, que não pediu a "a ninguém para registar" a sua presença e pediu uma investigação da PGR.

"Sou eu próprio que reclamo publicamente que a PGR abra efetivamente um processo de averiguações o sentido de rapidamente, dar início a uma real investigação se, em tal processo, todo este episódio não ficar devidamente esclarecido", disse o deputado do PSD na conferência que marcou para esclarecer a situação.

No sábado, o Expresso revelou que José Silvano teria faltado nos dias 18 e 24 de outubro mas que a presença teria sido registada no Parlamento. A notícia levou o Presidente da Assembleia da República a questionar os serviços sobre o fundamento da notícia, tendo recebido como resposta que "outra pessoa" teria registado a presença de José Silvano, utilizando a palavra-passe do deputado.

Ainda na quarta-feira, o deputado do PSD assinou a folha de presenças no início da reunião da Comissão para a Transparência, mas não chegou a sentar-se à mesa durante as cerca de duas horas que duraram os trabalhos, atitude, por vezes, adotada por outros deputados.

Perante a polémica, o presidente do PSD, Rui Rio, garantiu que mantinha a confiança política no secretário-geral do partido, José Silvano, mas esquivou-se ao tema, por diversas vezes, durante a semana, uma desses dias até em alemão.

  COMENTÁRIOS