
Gonçalo Delgado/Global Imagens
Santana Lopes referia-se à proposta de debates que Rui Rio inicialmente rejeitou, mas que no sábado já admitiu vir a estar disponível para a realização de alguns encontros.
O antigo primeiro-ministro e candidato à liderança do PSD, Santana Lopes, acusa Rui Rio de mudar recorrentemente de posição, afirmando que "gostava de ver um tema em que tivesse a confiança de que pelo menos durante quinze dias não mudam de opinião".
TSF\audio\2017\11\noticias\05\liliana_costa
"Este sprint [até às eleições diretas] está a correr muito bem nestas três semanas e a outra candidatura sabe, por isso é que veio aceitar os debates que ao princípio disse que não, do alto de uma posição sobranceira", atirou Santana Lopes.
No sábado, Rui Rio já se mostrou disponível para alguns encontros e Santana Lopes registou a mudança de posição: "É extraordinária a quantidade de vezes que a outra candidatura muda de posição. Eu gostava de ver um tema em que tivesse a confiança de que pelo menos durante quinze dias não mudam de opinião. Se fizesse o mesmo era uma confusão para os militantes", disse.
O candidato acrescentou que a negociação para a realização dos debates será feita pelas duas direções de campanha "e logo se verá quais são as distritais que serão privilegiadas pelo dom da graça de serem distinguidas com um debate".
Santana Lopes esteve este domingo em Melgaço nos 500 anos da Misericórdia local, mas não como candidato, como fez questão de frisar aos jornalistas no final da cerimónia. A imprensa tinha sido convocada para aquele local, mas aparentemente o candidato desconhecia. Primeiro recusou-se a falar, por não ter "nada para dizer", mas depois disponibilizou-se a receber os jornalistas no hotel onde estava instalado, onde já encontrou tema para gravar.