Foi de dentro do próprio partido que os ataques surgiram. O objectivo foi fragilizar a liderança de Rui Rio. É essa a convicção do (agora) ex-secretário-geral social-democrata.
Corpo do artigo
Feliciano Barreiras Duarte deixa uma suspeição no ar. A de que a polémica começou quando alguém, do PSD, colocou no site do Partido a informação de que era doutorado da Universidade de Berkeley, sabendo que não era verdade. O objetivo seria dar início à onda de notícias que depois surgiu.
2018/03/fbd_ingenuotratamento_20180318193905
Declarações de Feliciano Barreiras Duarte feitas em entrevista à TSF, minutos depois de ter anunciado a demissão do cargo de secretário-geral do PSD.
Durante a entrevista foram vários os momentos em que o deputado admitiu que foi a oposição interna que deu força à polémica que acabou por ditar o seu afastamento. "É fácil perceber que são, acima de tudo, ataques por parte de pessoas que, no próprio congresso do PSD, deram nota de que gostariam que Rui Rui tivesse algumas dificuldades e não conseguisse corporizar um projeto alternativo à atual governação do partido socialista.
Feliciano Barreiras Duarte não quis revelar de quem estava a falar, mas afirmou que "são por demais evidentes" e que "sabemos quem são".
2018/03/fbd_ataquesdentropsd_20180318193044
Foi há um mês que Rui Rio saiu do Congresso do PSD como líder do partido e desde então têm sido algumas as polémicas. Feliciano Barreiras Duarte, agora ex-secretário-geral social-democrata, admite saber onde nasceram alguns desses casos. O deputado fala em "encontros que tinham em vista estudar as melhores formas de condicionar a liderança de Rui Rio".
2018/03/fbd5_encontros_de_contestatarios_no_psd_20180318203248
E qual seria o objetivo último desses contestatários? "Basta olhar para a realidade", diz Barreiras Duarte. "Rui Rio está a subir nas sondagens, o PSD está a subir nas sondagens", garante.
2018/03/fbd9_naosouimportante_20180318203310
Sobre como reagiu às polémicas, Feliciano Barreiras Duarte admite que não estava à espera. "Eu não sou assim tão importante para receber um ataque desta natureza", disse em entrevista à TSF. "Ataques despudorados que não fazem qualquer sentido", lamentou.