PSD

PSD: Eleições na bancada na próxima semana. "Decisão é minha", diz Hugo Soares

Rui Rio manifestou ao líder parlamentar o desejo de trabalhar com outra liderança de bancada. Hugo Soares anunciou eleições para dia 22 de fevereiro numa reunião em que não esteve Passos Coelho.

O grupo parlamentar do PSD vai a votos no próximo dia 22 de fevereiro para escolher a nova direção da bancada. O anúncio foi feito ao final da tarde desta quarta-feira pelo ainda líder parlamentar, Hugo Soares, que, depois de o dizer aos deputados presentes na reunião do grupo parlamentar, no parlamento, o afirmou perante os jornalistas.

"O doutor Rui Rio transmitiu-me o desejo de trabalhar com uma direção de grupo parlamentar diferente, cabe ao presidente do grupo parlamentar interpretar os sinais e a decisão é minha de devolver a palavra aos colegas deputados para eleger nova direção", disse, sublinhando que esta é uma decisão do próprio: "A decisão é minha e eu é que tenho de perceber se da parte de Rui Rio há ou não há confiança política e vontade de continuar a trabalhar com a atual direção parlamentar".

Segundo Hugo Soares, a decisão segue-se a uma conversa que teve, no passado sábado, com Rui Rio, eleito em janeiro para suceder a Pedro Passos Coelho na presidência do PSD.

Questionado sobre se esta é uma decisão definitiva e se poderia, ou não, entrar na corrida para a liderança da bancada e recandidatar-se, Hugo Soares esclareceu: "Não, de maneira alguma. É evidente que não sou candidato", adiantou.

Sobre a saída, garante, não assume contornos de "desilusão", sendo antes um "processo natural" depois de um mandato que diz ter sido "intenso", com matérias como a discussão e aprovação do Orçamento do Estado ou as diretas no partido que se seguiram ao anúncio da saída de Pedro Passos Coelho que, no dia em que Hugo Soares fez um balanço do mandato e se despediu do grupo parlamentar - agradecendo, desde logo, a "lealdade e a solidariedade" -, não marcou presença na reunião da bancada.

Ainda assim, e em jeito de aviso para quem agora chega à liderança do partido, Hugo Soares deixa elogios ao antigo primeiro-ministro.

"Qualquer líder que desperdice o legado de Pedro Passos Coelho está a cometer um erro crasso, não me parece que o doutor Rui Rio o vá fazer", disse, considerando Pedro Passos Coelho "um dos melhores primeiros-ministros da história de Portugal".

Quanto à especulação sobre o novo líder, que será conhecido na próxima semana, o atual presidente do grupo parlamentar não se pronuncia. Entre os nomes mais falados para a liderança da bancada estão os dos deputados Adão silva, Fernando Negrão ou Luís Campos Ferreira.

  COMENTÁRIOS