Helicóptero do INEM: Costa solicita inquérito único ao Conselho Superior da Magistratura
António Costa pediu a designação de um magistrado para que seja realizado um relatório.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro solicitou ao Conselho Superior da Magistratura a realização de um único inquérito sobre o acidente com um helicóptero em Valongo.
António Costa diz que já pediu a designação de um magistrado judicial para que seja realizado um relatório único sobre o "conjunto da atividade das diferentes entidades" no acidente com o helicóptero do INEM, em
declarações à margem da Inauguração do Centro de Acolhimento para Refugiados.
"Eu próprio tomei a iniciativa de solicitar ao Conselho Superior da Magistratura a designação de um magistrado judicial para que elabore um relatório sobre o conjunto da atividade das diferentes entidades. São várias entidades e não faz sentido haver relatórios parcelares. O que faz sentido é que haja um relatório único", disse o primeiro-ministro.
TSF\audio\2018\12\noticias\19\16_antonio_costa_1
O chefe do Executivo espera que sejam apuradas responsabilidades, incluindo as do Estado, garantindo que "haverá indemnizações, se for caso disso."
TSF\audio\2018\12\noticias\19\17_antonio_costa_2
O helicóptero do INEM despenhou-se na tarde do passado sábado, na Serra de Santa Justa, em Valongo. O aparelho regressava à base de Macedo de Cavaleiros proveniente do Hospital de Santo António do Porto. O acidente provocou a morte aos quatro ocupantes que seguiam a bordo: piloto, co-piloto, médico e enfermeira.
Na terça-feira, durante o funeral de uma das vítimas, o Presidente da República, admitiu que houve "muitas falhas", depois das várias forças de socorro terem desencadeado a operação de busca e salvamento duas horas depois do primeiro alerta.