O Governo decidiu hoje vender 100% da CP Carga, empresa detida a 100% pela CP - Comboios de Portugal, que se dedica ao transporte de mercadorias e de bens, à MSC- Operadores Ferroviários, que apresentou a proposta "com maior mérito".
Corpo do artigo
O Governo refere "o maior mérito destacado da respetiva proposta final, em especial no que diz respeito à qualidade e credibilidade do projeto estratégico apresentado", bem como "o valor inerente à proposta financeira global". O anuncio foi feito pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, no final da reunião do conselho de ministros.
À fase de negociações para a privatização da CP Carga tinham passado três dos quatro candidatos à privatização da CP Carga - Atena Equity Partners SCR, S.A., Cofihold Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A., e da Mediterranean Shipping Company Rail (Portugal) Operadores Ferroviários S.A. A MSC- Operadores Ferroviários é atualmente um dos principais clientes da CP Carga.
O Governo decidiu ainda em Conselho de Ministros não aceitar a proposta apresentada pela Alstom à compra da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, ficando "sem efeito a operação em curso". Neste caso o governo considerou que não estavam reunidas as condições para dar seguimento ao negócio.
O secretário de estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, diz que este é um exemplo que o governo não está obececado com as privatizações.