
© José Manuel Costa/Facebook
O incêndio deflagrou no parque de estacionamento do festival que decorre em Castelo de Vide. A GNR diz que o fogo está em fase de rescaldo. A organização não cancelou o evento.
Corpo do artigo
O número é avançado pela Proteção Civil. Para além dos 422 carros destruídos outros nove ficaram parcialmente danificados.
Cerca de 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e quatro meios aéreos, combateram hoje à tarde o incêndio que deflagrou nas imediações do festival Andanças.
https://www.facebook.com/manuel.josecosta/videos/vb.100000194418043/1548764371806695/?type=2
Em declarações à TSF, o tenente-coronel Belchior, do Comando Territorial da GNR de Portalegre, explica o que aconteceu.
O comandante operacional distrital de Portalegre, Belo Costa, disse que cerca de quatro mil pessoas foram retiradas, por precaução, do recinto do festival "Andanças", acrescentando não haver registo de danos pessoais, mas "prejuízos materiais enormes", com centenas de viaturas danificadas, em Castelo de Vide.
[twitter:760867542915317761]
Segundo dados divulgados na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o alerta foi dado às 15:00.
Em declarações aos jornalistas, Graça Gonçalves, da organização, diz que a edição deste ano do Festival deverá ser retomada ainda hoje.
Graça Gonçalves explicou que "há condições para manter o festival em funcionamento" e que, da parte dos promotores, "está tudo a postos para continuar", aguardando-se apenas a autorização das diferentes forças de segurança e socorro. Haverá, no entanto, algumas alterações na programação.
O "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.
A 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.