No mês em que os passes passaram a custar no máximo 40 euros mensais notou-se um aumento do número de utentes.
Corpo do artigo
No mês em que entraram em vigor os novos passes de transportes na Área Metropolitana de Lisboa foram carregados cerca de 600 mil passes, mais 100 mil do que em abril do ano passado.
Carlos Humberto, primeiro secretário da Comissão Executiva metropolitana de Lisboa, explicou que os números não estão ainda consolidados, mas admite que o aumento é considerável.
TSF\audio\2019\05\noticias\07\carlos_humberto_1_numeros_12h
"Relativamente a passes foram carregados 675 mil - há aqui 75 mil que são os 'Navegante sete dias' que vamos descontar porque pode haver repetição - e isso dá um crescimento de cerca de 100 mil passes carregados a mais do que em abril do ano anterior", esclareceu.
Desde o início de abril, o passe Navegante Metropolitano passou a custar no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na AML.
Com a medida foram criados 18 passes Navegante Municipal, um para cada dos 18 concelhos que integram a AML e, neste caso, permite apenas viajar no concelho para o qual foi adquirido por 30 euros.
O novo passe é mensal, válido entre o dia 1 e o último dia do mês para o qual é adquirido. Com esta nova modalidade deixaram de existir os passes válidos por 30 dias, os chamados passes deslizantes.