Começa amanhã, quinta-feira 9 de novembro, a 10ª edição do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival.
Corpo do artigo
É uma década de um encontro de cinema feito por mulheres, Sara David Lopes é uma das vozes do Festival Olhares do Mediterrâneo, que junta as mulheres que são realizadoras, produtoras, camaras, ou anotadoras, atrizes, e tudo começou numa mostra até chegar, 10 anos depois a este festival que marca um tempo, falar nas oportunidades das mulheres no cinema e na construção do cinema, nesse grande lago de cultura que é o Mediterrâneo.
Este é o Festival Olhares do Mediterrâneo a marcar 10 anos e na abertura no cinema S.Jorge em Lisboa, um filme em estreia nacional, de resto todos os filmes são estreias nacionais, um filme de duas irmãs e a radicalização destes tempos. O filme "You Resemble Me" de Dina Amer. Produzido por Spike Lee e Spike Jonze, este filme é uma história nos subúrbios de Paris e esteve nomeado para o prémio Giornate degli Autori, na última Bienal de Veneza, tendo recebido mais de 20 prémios em festivais por todo o mundo.
Nesta edição há um regresso às raízes com a parceria com a Cinemateca Nacional, que passa a ter um papel mais protagonista, 20 anos de cinema de mulheres na Turquia e também a passagem do filme de abertura da primeira Mostra dos Olhares do Mediterrâneo.
Cinema feito por mulheres, mas principalmente feito por pessoas, para todas as pessoas, olhando as margens do Mediterrâneo, mas vendo o mundo todo.
10ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo, abre amanhã, quinta-feira 9 de novembro, no cinema S. Jorge, em Lisboa e também na Cinemateca Nacional, até 16 de novembro.