Pela primeira vez, o Dia de Portugal vai ser comemorado fora do país, junto da comunidade portuguesa. A notícia surpreende, mas os emigrantes agradecem a atenção de Marcelo.
Corpo do artigo
Paulo Marques, presidente da associação que representa os autarcas portugueses eleitos em França, diz que é uma oportunidade para mostrar a dinâmica da comunidade portuguesa em França. É também uma forma de o Presidente da República dar visibilidade às comunidades portuguesas em todo o mundo, diz o vereador da câmara de Aulnay Sous Bois, nos arredores de Paris.
Fernando Moura, que tem um restaurante na capital francesa, espera que seja um momento informal, de preferência ao ar livre. Este português emigrado em Paris, confessa que gostaria de ver Marcelo Rebelo de Sousa no seu restaurante, até porque tem raízes em Celorico de Basto, a terra de onde o Presidente é originário.
A notícia de que as comemorações do 10 de junho vão ter lugar em Paris foi confirmada pela TSF junto do gabinete do Presidente eleito, depois de o jornal Público ter avançado com a informação na manchete desta segunda - feira.
Marcelo Rebelo de Sousa considera que deve ser dada uma atenção especial aos portugueses que emigraram. E escolhe Paris para as comemorações porque França é um destino tradicional da emigração portuguesa há décadas. Esta iniciativa do novo chefe de Estado acontece numa altura em que a emigração cresceu para mais de dois milhões de portugueses.
Nas comemorações do próximo 10 de junho, Marcelo faz-se acompanhar de António Costa e de Ferro Rodrigues.
As cerimónias começam de manhã, ainda em Lisboa, com uma cerimónia militar na Praça do Comércio. Depois, o Presidente da República embarca para Paris e deve manter-se em França mais um dia, para se encontrar com a seleção portuguesa de futebol.
Portugal estreia-se no europeu de futebol, a 14 de junho, contra a Islândia.
Em novembro, durante uma visita a Paris, Marcelo Rebelo de Sousa já tinha manifestado vontade de organizar um Dia de Portugal fora do país, para "homenagear as comunidades portuguesas".