Quatro amantes do champanhe francês foram os criadores da Associação Vinícola da Bairrada. Corria o ano de 1893 e esta seria a primeira empresa a produzir em solo nacional o conhecido espumante.
Corpo do artigo
Dos trabalhos experimentais ao sucesso da produção não levou muito tempo, uma vez que a região da Bairrada tem condições únicas que potenciam a produção da bebida.
No Museu do Vinho de Anadia, mesmo ao lado da Estação Vitivinícola da Bairrada, onde o espumante nasceu, a TSF falou com Dias Cardoso, que esteve por mais de 30 anos ligado a esta Estação Vitivinícola, que fez várias experimentações na área e que é um apaixonado pelo espumante da Bairrada...
Diz o investigador que a região está próxima do Atlântico, por isso não tem a maturação avançada como o Alentejo ou o Douro, e conserva a acidez essencial a um bom espumante.
Hoje em dia, a região vitivinícola da Bairrada tenta apostar na singularidade dos seus espumantes e por isso, criou recentemente o Baga Bairrada, um espumante de casta única, feito à base de baga, a casta rainha da região.