Vinte mil milhões de euros e 99% exportação no raio-X da indústria automóvel portuguesa
São as principais conclusões do estudo "Caracterização do Cluster da Indústria Automóvel em Portugal", levado a cabo pela Mobinov, associação da industria automóvel que através de uma plataforma agregadora de conhecimento e competência, pretende promover a crescente valorização da competitividade e da internacionalização do setor.
Corpo do artigo
O cluster da indústria automóvel portuguesa conta com um volume de negócios superior a 20 mil milhões de euros. Esta é uma das conclusões do estudo "Caracterização do Cluster da Indústria Automóvel em Portugal", levado a cabo pela Mobinov, associação da industria automóvel que através de uma plataforma agregadora de conhecimento e competência, pretende promover a crescente valorização da competitividade e da internacionalização do setor.
A análise à composição da fileira em Portugal, incluiu ainda, o seu impacto na economia, emprego e sociedade, revelando que 99 por cento desse volume de negócio na orem dos 20 mil milhões é exportado, o que corresponde a 23 por cento das exportações de bens transacionáveis nacionais.
O estudo indica ainda que este é um cluster altamente qualificado e com mais de 85 mil postos de trabalho, o que o torna estratégico e vital para a economia portuguesa, destacando-se, igualmente, pela crescente geração de riqueza, com 5.720 milhões de euros criados anualmente, o que equivale a 2,4 por cento do PIB nacional.
Fortemente exportador, contribui, ainda, para a criação de emprego de elevada qualificação e neste ponto, o estudo destaca os mais de 85.700 postos de trabalho registados em 2022, o que representa cerca de 11 por cento do emprego da indústria transformadora.
Já a remuneração média dos trabalhadores deste sector é superior à média nacional e da restante indústria transformadora, pelo que esta análise concluique demonstra a aposta na captação e retenção de talento crítico, essencial para potenciar o desenvolvimento e crescimento do mesmo.
É ainda afirmado que a remuneração total do cluster sofreu aumentos significativos nos anos posteriores à pandemia, com um crescimento médio anual, entre 2020 e 2022, de quase sete por cento.
A transformação da indústria automóvel é dada a conhecer pelas tendências de futuro da mobilidadee colocando a transição digital e climática como locomotivas da competitividade.
Em comunicado, Jorge Rosa, presidente da Mobinov, refere que "na Mobinov, como cluster automóvel de Portugal, encaramos estes desafios com grande seriedade e compromisso, assumindo como aposta estratégica o papel de auxiliar as empresas no processo de descarbonização e transição digital". E acrescenta: "Temos em marcha, por isso mesmo, dois projetos que visam dar respostas a estes desafios - o Roteiro para a Descarbonização do Setor Automóvel e o Digital Innovation Hub 4 GLOBAL AUTOMOTIVE".
Os desafios e outras tendências são também realçados, pois vão continuar a influenciar de forma estrutural o futuro do cluster, nomeadamente, os veículos autónomos, segurança e conforto no veículo, mobility as a service (MaaS), conetividade, big data analytics, digitalização e indústria 4.0, economia circular e descarbonização produtiva e catalisar o desenvolvimento de outras indústrias com enorme potencial de inovação e crescimento.
Destaque-se, ainda, que Portugal desenvolve atividade de construção automóvel desde os anos 50. Contudo, só a partir dos anos 90, com o início da atividade da VW Autoeuropa, em Palmela, é que o país assistiu a um desenvolvimento constante e sustentado das suas valências de fabrico automóvel, contando, neste momento, com cinco fábricas de produção de automóveis, fortemente orientadas para a exportação. Apesar da indústria de construção automóvel relevante, o coração do cluster auto nacional reside na produção de componentes, onde existem mais de 1.000 empresas industriais, que fornecem componentes diversos, acessórios, transformação ou equipamentos e ferramentas industriais específicos como moldes.
Este estudo "Caracterização do Cluster da Indústria Automóvel em Portugal" foi apresentado no 11º Encontro da Indústria Automóvel, iniciativa promovida pela AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel), evento que este ano teve como tema central "Mobility: The future is already past".