25 abril: Sociólogo e politólogo acreditam que Cavaco fará discurso pacificador
Na véspera do 25 de Abril, dia da liberdade, a TSF ouviu um politólogo e um sociólogo que tentam antecipar o discurso do Presidente da República. Consenso e unidade nacional são palavras que não podem faltar no discurso de Cavaco Silva, mas não só...
Corpo do artigo
Mais do que nunca seria importante recordar o que significa o 25 de Abril. Para o sociólogo André Freire o discurso do Presidente da República devia abordar a relação entre eleitos e eleitores.
André Freire dá como certo um apelo à unidade e ao consenso político, mas defende que Cavaco Silva não pode ignorar o que se está a viver em Portugal.
Já o politólogo António Costa Pinto aposta num discurso em duas dimensões, que remetem para a crise. António Costa Pinto acredita que Cavaco Silva usará um tom pacificador em coerência com o que tem sido o discurso presidencial e fará um apelo à unidade.
Pelo segundo ano consecutivo a Associação 25 de Abril e ex-Presidente da República, Mário Soares, não vão estar presentes nas comemorações da Revolução dos cravos. Para o sociólogo André Freire estas decisões são o espelho do descontentamento que existe na sociedade.