25 de Abril: PSD escolhe Pedro Pinto e PS Carlos Zorrinho para discursos na sessão solene
O vice-presidente da bancada do PSD Pedro Pinto, o líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, e o deputado do CDS-PP Hélder Amaral, foram os nomes escolhidos pelos respetivos partidos para intervir na sessão solene do 25 de Abril.
Corpo do artigo
Caberá à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, declarar aberta a sessão solene, pelas 10:00.
Depois, pela primeira vez nestas cerimónias, será escutada a frase-senha com que o jornalista João Paulo Diniz anunciou o início do 25 de Abril, com Paulo de Carvalho a interpretar de seguida a canção "E depois do adeus".
Assunção Esteves dará depois a palavra aos representantes dos grupos parlamentares, com deputado do partido ecologista "Os Verdes" José Luís Ferreira a fazer a primeira intervenção.
A seguir, será a vez do discurso do BE, pela deputada Cecília Honório, e depois as intervenções do deputado do PCP Agostinho Lopes e do parlamentar do CDS-PP Hélder Amaral.
Os dois últimos discursos dos partidos serão do PS e do PSD, com a intervenção do líder parlamentar da bancada socialista, Carlos Zorrinho, e do vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Pedro Pinto.
A presidente da Assembleia da República fará em seguida a sua intervenção, passando depois a palavra ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que encerrará assim a cerimónia.