Cerca de 15 minutos foi o tempo que durou, esta sexta-feira, a 442.ª sessão de julgamento do processo Casa Pia, destinada a cumprir formalidades processuais que impeçam que o processo esteja parado mais de 30 dias.
Corpo do artigo
A juíza presidente do colectivo, Ana Peres, lembrou também aos advogados que a próxima audiência está agendada para o próximo dia 9 de Outubro, para eventual realização das alegações finais complementares.
Ana Peres explicou, contudo, que o início destas alegações finais complementares pode sofrer alteração de data se, entretanto, houver intenção de o arguido Ferreira Diniz voltar a prestar declarações.
A última sessão havia-se realizado a 7 de Setembro, altura em que ficou a saber-se que o colectivo que julga o processo Casa Pia poderá anunciar uma data para leitura do acórdão no dia 16 de Outubro.
Outra das sessões do julgamento, que dura há quatro anos, está marcada para 12 de Outubro.
Por diversos crimes sexuais, estão sentados no banco dos réus o ex-motorista da Casa Pia Carlos Silvino, o ex-provedor-adjunto da instituição Manuel Abrantes, o apresentador de televisão Carlos Cruz, o advogado Hugo Marçal, o embaixador Jorge Ritto, o médico João Ferreira Dinis e Gertrudes Nunes, dona de uma casa em Elvas onde alegadamente ocorreram abusos sexuais envolvendo alunos casapianos.
O julgamento do caso Casa Pia decorre actualmente no Campus da Justiça de Lisboa, no Parque das Nações.