A conclusão é de um estudo realizado pela Sociedade Ponto Verde.
Corpo do artigo
71% dos lares portugueses fazem reciclagem, o estudo "Hábitos e Atitudes", realizado a nível nacional pela Sociedade Ponto Verde analisou os hábitos da população em relação à reciclagem de embalagens usadas, assim como a importância da reciclagem do ponto de vista dos consumidores.
Mário Raposo, director de Marketing da Sociedade Ponto Verde, diz que os portugueses estão cada vez mais preocupados com o ambiente e apresenta várias justificações para a mudança de hábitos. "O investimento nas últimas duas décadas em campanhas de sensibilização. Em relação aos separadores totais há um crecsimento de 12%, em relação a número de lares que fazem separarção de embalagens passamos de 69% para 71%".
Esta tarde também vão ser revelados os resultados da Missão Reciclar no Município de Lisboa, um projeto no terreno desde 2013. O director de Marketing da Sociedade Ponto Verde diz que Lisboa é, a nível nacional, o distrito com a maior separação de lixo nos lares.
"Em Lisboa 79% dos lares fazem separação de embalagens usadas. Tem havido enorme esforço da Câmara Municipal para colocar sistemas de recolha de lixo porta a porta e o consumidor tendo o ecoponto de proximidade adere mais facilmente à reciclagem. Na câmara da Maia este sistema porta a porta também foi implementado com grande sucesso".
Mário Raposo não tem dúvidas de que os hábitos estão a mudar, cada vez há uma maior sensibilzação para esta matéria.
"Há uma enorme sensibilizçaão das câmaras e adequação dos meios de recolha. Esta questão da reciclagem está muito ligada com a vontade das autarquias de fazer este serviço".
Para a realização do estudo "Hábitos e Atitudes" foram elaborados 3 600 questionários e entrevistas, com vista à casa dos inquiridos.
As conclusões vão ser apresentadas esta tarde na Câmara Municipal de Lisboa.