A Sinfonietta de Cracóvia, na Polónia, toca esta noite, pela primeira vez em Portugal, na Casa da Música, no Porto, para mostrar obras do compositor Penderecki, na marca dos 90 anos.
Corpo do artigo
Música do filme O Exorcista, The Shining ou Um Coração Selvahem têm a assinatura do compositor polaco Krzysztof Penderecki, mentor da Sinfonietta de Cracóvia, que está nesta digressão ibérica para homenagear o compositor. Katarzyna Oneill é a voz da embaixada da Polónia em Portugal e fala do compositor como o cartão de visita da Polónia.
Penderecki faria agora 90 anos e nesta digressão ibérica que passa agora pelo Porto e também por Espanha, incluindo Madrid, conhecido pelas obras para cinema.
No programa o Concerto para orquestra de cordas da compositora polaca Grażyna Bacewicz e a Sinfonia para cordas n.º 9 , uma das mais populares que Mendelssohn, com o apelido "Suíça" por ter sido criada após umas férias que o compositor passou naquele país. A direção é de Katarzyna Tomala-Jedynak, diretora artística da Sinfonietta Cracovia, a maestrina principal.
Concerto da Sinfonietta de Cracóvia na Casa da Música, esta noite, 16 de novembro, no Porto, às 21h00.