Dados preliminares sobre a criminalidade registada em Lisboa e no Porto, avançados pelo DN, dão conta de que por dia há 90 assaltos a carros e casas em Lisboa e no Porto.
Corpo do artigo
Os dados da PSP, revelados pelo Diário de Noticias desta segunda-feira, mostram que os assaltos aos carros são o crime com mais denúncias, em concreto, 22 mil no ano passado, o que dá uma média de 60 por dia.
O número de roubos violentos de automóveis não é, no entanto, muito diferente do registado em 2010. Houve um ligeiro aumento, mas apenas nos últimos seis meses do ano passado.
O segundo crime com mais denúncias foi o assalto a residências. A PSP recebeu onze mil queixas só em Lisboa e no Porto, o que se traduz numa média de 30 casas assaltadas por dia.
Outro crime com muitas denúncias - nove mil nas duas principais cidades do país - é o carteirismo. Por dia, são roubadas em média 24 carteiras em Lisboa e no Porto.
Mesmo assim, o Diário de Notícias avança que o Relatório Anual de Segurança Interna deve apontar para um decréscimo dos crimes contra o património.
Os números definitivos do relatório só devem ser revelado em março.