O revólver Ruby que terá disparado o tiro com que os agentes da PIDE tiraram a vida ao General Humberto Delgado, em 1963, vai poder ser visto em Guimarães.
Corpo do artigo
Um espólio de 70 armas antigas de valor histórico, entre elas o revólver Ruby que se presume ter sido o que matou o General Humberto Delgado, assassinado a 13 de fevereiro de 1963, por agentes da PIDE, em Badajoz, Espanha, vão estar em exposição, esta quarta e quinta-feira, em Guimarães.
Cada arma conta uma história, como conta o agente António Belo, do Departamento de Armas e Explosivos da PSP.
TSF\audio\2018\05\noticias\30\30_maio_2018_liliana_costa_conversa_exposicao_de_armas_m1
As armas centenárias estão em exposição no Palacete de S. Tiago, extensão do Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, palco das comemorações do 141.º aniversário do Comando Distrital da PSP de Braga.
Umas, sobretudo as mais antigas, são doadas por particulares, outras foram encontradas em apreensões e declaradas perdidas a favor do Estado e a que a PSP tem vindo a dar afetação museológica.
Além da exposição estão previstas outras atividades, nomeadamente uma demonstração policial para alunos com a participação do Grupo Operacional Cinotécnico e a atuação da Banda da PSP do Comando Metropolitano do Porto.
Na exposição de meios policiais, podem ser apreciadas viaturas antigas, como um "Carocha" e uma Vespa, mas também outras da atualidade.
Do programa das comemorações, destaque ainda para um concerto solidário, esta quarta-feira, às 21h30, pela Banda Sinfónica da PSP, no Centro Cultural Vila Flor, em que o público está convidado a levar bens alimentares não perecíveis para serem distribuídos pelos mais desfavorecidos.