A Casa Rotativa, em Coimbra, é a vencedora do Prémio Sustentabilidade e Inovação, da Ordem dos Arquitetos e do Fundo Ambiental. É um projeto do arquiteto Pedro Bandeira e do irmão, Filipe Bandeira, engenheiro de estruturas especiais. Agora, o objetivo é tornar este tipo de casa, acessível a mais gente.
Corpo do artigo
É uma casa que roda sobre ela própria. O objetivo é aproveitar a energia solar, sem comprometer os sistemas elétrico e de águas. Por isso, para manter a estabilidade de ambos, a casa roda, no máximo, três vezes em cada sentido.
A explicação é do arquiteto Pedro Bandeira, professor de Arquitetura na Universidade do Minho, que acrescenta que o "comportamento" da casa varia, conforme estejamos no verão ou no inverno. Durante a estação fria, ela "anda atrás do sol, porque queremos as casas mais quentes". No verão, "faz exatamente o contrário", isto é, "tem um alçado mais exposto, que acaba por fugir ao sol, para não termos de usar ar condicionado ou ventilação mecânica para arrefecer a casa".
TSF\audio\2021\11\noticias\17\pedro_bandeira_janela
Nesta Casa Rotativa, como noutras obras, a luz é um elemento determinante para Pedro Bandeira. Agora, a ideia é "dar continuidade a este projeto, numa dimensão mais pequena". Quer isso dizer que vão nascer mais "casinhas rotativas"? O arquiteto sorri: "Nós gostávamos que sim! Até porque nem sai muito caro. A base que tínhamos foi de 120 mil euros; conseguimos construir a 870 euros o metro quadrado, uma coisa quase impensável hoje."
O júri do Prémio Sustentabilidade e Inovação escolheu a Casa Rotativa por unanimidade e considerou que os projetistas exploraram "de forma notável, a questão da relação do movimento com a arquitetura".
Para Gonçalo Byrne, presidente da Ordem dos Arquitetos, o projeto "avança simultaneamente na linha da arquitetura vernacular dos faróis, ou moinhos de vento e das investigações de engenhos solares do início do século XX, apresentando um edifício-engenho igualmente mágico e útil em matéria de sustentabilidade".
O prémio é entregue amanhã, 18 de novembro.