"A Crimeia, para ele, era indiscutível." Santana Lopes recorda conversa com Putin
No espaço Não Alinhados, da TSF, o presidente da câmara da Figueira da Foz relembrou o momento, em 2004, onde o Presidente russo já deixava claro que não queria a Ucrânia na NATO.
Corpo do artigo
Pedro Santana Lopes revelou parte de uma conversa que teve com Vladimir Putin, em 2004, em que o chefe de estado russo afirmou que não queria a Ucrânia na NATO e que era "indiscutível" o facto de a Crimeia pertencer à Rússia.
Na sua estreia no espaço Não Alinhados, esta quarta-feira, na antena da TSF, o antigo primeiro-ministro recordou a conversa com o Presidente russo. "Já nessa altura ele me disse que a Crimeia, para ele, era indiscutível", afirmou.
TSF\audio\2022\09\noticias\14\pedro_santana_lopes_putin_
Além da alienação da Crimeia, Putin também garantiu, em conversa com Santana Lopes, "que os ocidentais não podiam querer - já tendo a Polónia, a Bulgária e outros na NATO -, não podiam querer agora a Ucrânia com o mesmo tratamento".
"Estou convencido de que, mesmo que se queira moralizar as tropas, não devemos esticar demasiadamente a corda", conclui o agora presidente da câmara da Figueira da Foz.