O aviso vermelho começa a contar a partir das 15h00. Atenção reforçada no litoral do país.
Corpo do artigo
Nem carros, nem pessoas. O acesso a vários locais junto ao mar na região Oeste vai estar fechado esta quinta-feira, devido à previsão de mau tempo.
Como medida de precaução, a Autoridade Marítima mandou fechar os acessos à marina e ao molho Leste em Peniche, à marginal da Foz do Arelho e aos passeios marítimos de Santa Cruz e da Areia Branca.
Em função do estado do mar, podem ser também limitados os acessos à ilha do baleal, ao Cabo Carvoeiro e à marginal Norte em Peniche.
A câmara de Peniche colocou proteções nos bares junto às praias, para tentar travar o avanço das ondas. São esperadas ondas gigantes, que podem chegar aos 14 metros.
O aviso vermelho começa a contar às 15h00, em todos os distritos da costa ocidental.
A Autoridade Marítima fechou oito barras: de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto. Outras duas estão condicionadas, mas o porta-voz da Autoridade Marítima acredita que a interdição se estenda a todo o país.
Nos Açores, o aviso já baixou para o nível amarelo. Os bombeiros de Ponta Delgada e do Corvo adiantam que não houve problemas durante as últimas horas.