No programa "Manhã TSF", com o jornalista Fernando Alves, a convidada Ana Isabel Buescu, apresentou o seu novo livro sobre uma figura importante, mas pouco conhecida da história portuguesa.
Corpo do artigo
Ana Isabel Buescu é professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Escreveu várias obras sobre os séculos XV e XVIII, com atenção aos sistemas de representação e à "cultura de corte" no séculos XV e XVI, esta quarta-feira apresenta a sua mais recente obra "D. Beatriz de Portugal - a Infanta Esquecida".
A autora explica a importância dos casamentos entre famílias reais no decorrer do livro, aqui o de D. Manuel I, pai da infanta Beatriz.
TSF\audio\2019\01\noticias\16\beatriz_1
D. Beatriz era irmã de D. Isabel, que teve um destaque bastante mais acentuado do que a sua irmã mais nova. E desde logo que a sua mãe não olhava com bons olhos o casamento da filha mais nova.
TSF\audio\2019\01\noticias\16\beatriz_2_final
Um facto bem conhecido de tempos antigos é o chamado "casamento arranjado", um acordo político entre duas partes, cuja moeda de troca consistia numa aliança matrimonial entre membros das duas casas.
TSF\audio\2019\01\noticias\16\beatriz_3_final
Ao contrário de outras obras sobre membros da nobreza portuguesa, este livro é não só a primeira vez que muitos ouvem falar desta filha de D. Manuel I, mas também que a veem. Não existem muitas representações visuais de D. Beatriz, tendo está sido uma difícil missão para a autora.
TSF\audio\2019\01\noticias\16\beatriz_4_real_final
A professora Ana Buescu explica como é que as mulheres, mesmo sendo da alta nobreza, nem sempre viviam com toda a felicidade que todos julgam.
TSF\audio\2019\01\noticias\16\beatriz_5