Na madrugada de domingo (27 de outubro) em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02h00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos.
Corpo do artigo
Portugal vai atrasar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de inverno, conforme indica o site do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
Na madrugada de domingo (27 de outubro) em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02h00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01h00.
10740729
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01h00 da madrugada de domingo, passando para a meia-noite (00h00).
A hora legal voltará depois a mudar a 29 de março de 2020, marcando a mudança para o regime de verão.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
Mas e se a hora não mudasse...?
Se durante o verão podemos ter dias compridos para aproveitar o sol, com tardes longas, no inverno a história vai mudar de figura. A Comissão Europeia vai seguir os resultados da consulta pública europeia sobre o fim da mudança da hora. Dos 4,6 milhões de participantes, 80% quis manter a hora de verão durante todo o ano.
9783146
Em Portugal, as implicações seriam sentidas entre meados de novembro e meados de fevereiro. "O sol nasceria por volta das 9h da manhã. Esse é o preço que vamos pagar", explica Rui Agostinho, diretor de Observatório Astronómico de Lisboa.
"Toda a movimentação de massa que existe de deslocação para os empregos e para as escolas é feita ainda com estrelas no céu. Ou seja, às 7h/7h30, o corpo não está naturalmente a querer acordar. As pessoas irão conduzir para o trânsito ainda meio adormecidas, as crianças entram na escola e não dá para fazer começar a fazer aprendizagem porque o corpo ainda quer repouso", sublinha.