A psicóloga e sexóloga Vânia Beliz defende que é essencial falar da questão do consentimento nas relações sexuais nas conversas com os jovens.
Corpo do artigo
"É uma questão importante quando falamos da prevenção do abuso sexual ou da violência sexual", defende Vânia Beliz, psicóloga e sexóloga, neste TSF Pais e Filhos.
"Há sempre aquela questão do 'nim', do não sei bem, e muitas vezes não estamos preparados, mas há coisas que podem influenciar a nossa capacidade de decidir", afirma Vânia Beliz.
O álcool é um dos exemplos dados pela psicóloga: "É altamente desinibidor e em determinadas situações, seja pelo consumo do álcool, seja até por pressão dos pares, em grupo já mais animado e mais desinibido, aquilo que eu tinha decidido não fazer, acabo por fazer."
A psicóloga conta que, muitas vezes, convida os jovens a pensar sobre este tema e também sobre o risco de existirem relações sexuais desprotegidas. "Se são inexperientes, além de não terem consentimento, também não vão estar à vontade para usar a contraceção de forma segura. Se um rapaz nunca experimentou um preservativo, não é sob o efeito do álcool que vai colocar eficazmente", sublinha.
TSF\audio\2019\04\noticias\03\03_abril_2019_tsf_pais_e_filhos