As ondas de choque das bombas que foram detonadas esta manhã em Bruxelas chegaram rapidamente à Internet, onde já se multiplicam hastags, cartoons, e memes de apoio e solidariedade.
Corpo do artigo
O Manneken Pis, uma estátua de bronze do século XVII, situada no centro histórico de Bruxelas, e que representa um rapaz a urinar, está a tornar-se um símbolo da resposta dos belgas aos ataques. A estátua está a ser incluída em inúmeras imagens que desafiam os terroristas: "esta é a nossa resposta ao vosso terror".
O Twitter, pela sua natureza rápida de propagação de informação, está já inundado de hashtags relacionadas com o atentado e com a resposta ao mesmo: #bruxelles, #prayforbrussels, #jesuisbruxelles, #tousensemble, #attentatbruxelles, entre outras. Esta manhã começou também a correr a hastag #OpenHouse, partilhada por pessoas na zona que disponibilizam a sua casa a quem precise de encontrar abrigo.
A rede Facebook ativou o "Safety Check", ferramenta que permite aos seus utilizadores que se encontrem na zona informarem facilmente os seus contactos de que estão sãos e salvos em situações de desastre. A primeira vez que a ferramenta foi ativada na sequencia de um ataque terrorista foi aquando dos atentados em Paris, desde então já foi acionada durante outros ataques terroristas, na Nigéria e na Turquia.