É um dos bairros mais antigos e típicos de Lisboa. A noite de Santo António, na Madragoa, já foi de bailes e fogueiras. Agora, recordam os mais velhos, é só restaurantes e música gravada.
Corpo do artigo
Laura Remédios, 86 anos, não tem dificuldade em recuar no tempo. Filha de uma vareira da Madragoa recorda-se das noites de Santo António à moda antiga. A festa era «até às tantas», no bairro que «dançava de chinela». À meia-noite, os populares juntavam-se em redor de uma fogueira, onde casais e solteiros saltavam.
Maria da Anunciação, 83 anos, tem saudades da noite de folia preeenchida por bailes de rua. Agora só vê «restaurantes cheios e música gravada», lamenta. Antigamente era tudo diferente recorda, «não havia desarmonia».