Depois dos incêndios que atingiram o concelho, a iniciativa pretende que a manta colorida dê mais vida à terra. A Associação Espiral de Vontades quer que todos aqueles que gostam de fazer crochet dêem o seu contributo, fazendo uma roseta colorida.
Corpo do artigo
O projeto é ambicioso. "Pretendemos fazer a maior manta do mundo, são necessárias 12.250 rosetas para fazer 18 mil metros quadrados", é assim que Luísa Martins apresenta a iniciativa.
Luísa é presidente da Associação Espiral de Vontades, uma instituição que decidiu fazer a maior manta de crochet do mundo e torná-la um projeto comunitário. "E assim juntar pessoas que estão isoladas, porque em Monchique há muitos idosos que vivem sós". Mas o projeto tornou-se mais ambicioso e já pede o empenho de todos a nível nacional.
TSF\audio\2018\10\noticias\03\maria_augusta_casaca_maior_manta_do_mundo_monchique
O desafio foi igualmente lançado às crianças de todas as escolas, porque é preciso dar muito ao dedo para conseguir ter uma manta de 18 mil metros quadrados.
As rosetas têm que ter todas o mesmo tamanho, 40 centímetros, ser feitas com agulha nº 3 e ter um centro em amarelo. Depois cada pessoa pode juntar as cores que quiser. Quanto mais colorida ficar a manta, melhor.
Depois dos incêndios de Monchique, que deixaram tudo negro, estas pessoas esperam que a cor da enorme manta dê mais alegria à terra e pretendem expô-la no alto da Fóia, o ponto mais alto de Monchique e do Algarve.
A Associação Espiral de Vontades colocou 2020 como meta para acabar o projeto mas já tem 2 mil rosetas e, se tudo correr bem, tem esperança de conseguir atingir o objetivo já para o ano.
Depois de pronta, a manta será reduzida a outras mais pequenas e oferecida a várias instituições de solidariedade social.