Numa altura em que as feiras de fumeiro acontecem um pouco por todo o país, principalmente em Trás-os-Montes, a TSF foi ao encontro de uma muito particular. Dizem que é a mais antiga de todas, a única com fumeiro tradicional e com mais de duzentos anos.
Corpo do artigo
A feira de São Brás faz-se numa aldeia do concelho de Valpaços chamada São João da Corveira. Tem cerca de 70 habitantes com um orgulho especial na "sua" feira centenária. É ali junto à taberna central da aldeia, cheia de homens, que Manuel Vila Nova, com 75 anos, conta o que o seu avô contava, em 1945. "Já ele me dizia que vinha com o pai dele vender produtos que colhiam, vender aqui à feira de São Brás, portanto, esta feira já se perde no empo, tem mais de duzentos anos.
Outro senhor que faleceu há 30 anos com 85, também contou a Hernâni de Sousa o que sabia. "Ele dizia-me que havia um padre chamado António Júlio Lopes que foi transmitindo a outros párocos da existência da feira, o que se supõe que tenha mais de duzentos anos".
A feira de São Brás era tão importante que centrava atenções em muitos produtos, acrescenta Manuel Vila Nova. "Aqui vendiam-se toneladas de presunto e era aqui que se fixava o preço do presunto para os agricultores".
E de tão marcante que era que algumas povoações vizinhas queriam dar-lhe má fama, acrescenta o agora reformado vendedor. "Então eles organizavam grupos de malfeitores para virem aqui, para a feira, criar zaragatas que era para as autoridades dizerem que isto não tinha condições para existir a feira, para eles levarem a feira para Carrazedo de Montenegro mas nunca conseguiram. Eles levavam aqui pancada de toda a ordem! Havia aqui uma capela, neste largo, e eles aqui levavam pancada que eles corriam por aí e nunca conseguiram tirar a feira daqui".
Nem tiram, enquanto houver um habitante em São João da Corveira, dizem. Hoje há cerca de 70 orgulhosos do evento. Já foram quase 300. A feira trás gente do concelho para comprar e vender o verdadeiro fumeiro tradicional, conclui Hernâni de Sousa, presidente da Junta. "O fumeiro tradicional é o essencial da nossa feira. Aparece o presunto salgado, aparece a linguiça, a alheira e o salpicão, o chouriço de cabaça e o chouriço de pão feitos à moda antiga nas nossas lareiras. O porco mata-se em casa, portanto tradicional, tradicional ainda continuamos, se calhar, a ser a única, conclui.
A aldeia de São João da Corveira fica a cerca de 15 quilómetros de Valpaços. A feira de são Brás cumpre a tradição este fim de semana e os moradores estão lá para lhe contar muitas estórias que a história foi deixando por entre as chouriças e salpicões.