Paraíso dos surfistas nos dias de hoje, importante porto em tempos idos, a Ericeira continua a ser praia concorrida. No centro, um restaurante de pequena dimensão continua a funcionar bem.
Corpo do artigo
A passagem dos fenícios pelo porto que foi, em tempos, o maior da Estremadura, remete para o passado longínquo da Ericeira, desde sempre ligada ao mar.
E à história de Portugal pois foi dali que, implantada de fresco a República, o rei D. Manuel II e a mãe, a rainha D. Amélia, partiram apressados, para o exílio no iate real.
O topónimo Ericeira terá ficado a dever-se à existência, na região, de muitos ouriços, não do mar mas sim cacheiros, que os terrenos, humedecidos pela brisa atlântica, são férteis.
No entanto, foi a pesca a principal atividade económica, entretanto superada pelo turismo em particular durante a época balnear. A beleza da costa e a configuração das praias, em particular Ribeira de Ilhas, tornaram a Ericeira uma atração para os surfistas.
No centro da povoação, na rua 5 de Outubro, um restaurante foge um pouco ao estereótipo do peixe grelhado e marisco, como é comum vermos nos estabelecimentos de vizinhança oceânica.
O Tik Tak, de aspeto típico, com ambiente descontraído; esplanada na rua da "movida" local, sala com mesas em madeira e decoração simples, mas reveladora de bom gosto, apresenta ementa diversificada.
Nas entradas não podiam faltar amêijoas à Bulhão Pato, mas há mais: ainda com sabor marinho, salada de polvo e gambas fritas.
Cogumelos e pastel de alheira de caça diversificam as opções, enquanto não chegam à mesa os pratos mais substanciais.
Dois tipos de parrilhada sobressaem na secção cárnica. Uma normal inclui picanha, entrecosto, teclado de reco alentejano, o chamado porco preto, e salsinha toscana.
Mais rica, e com outros tipos de carne, a parrilhada real engloba tornedó, picanha, porco preto e peito de pato.
Todos estes tipos de carne constam da lista, reforçada neste capítulo com costeletas de borrego ou de vitela.
Quanto a outras escolhas, polvo grelhado ou em arroz e espetada de tamboril com gambas.
Garrafeira com muitas referências. Serviço eficaz a marcar o ritmo deste restaurante. Tik Tak, na Ericeira.
Onde fica:
Localização: R. 5 de Outubro 7, 2655 Ericeira (Mafra)
Telef.: 261 863 246