À mesa do Street Art de Viseu serve-se B Fachada e Capitão Fausto. Chuva atrasa arranque
A 5ª edição do Street Art de Viseu assume-se este ano como a maior de sempre. B Fachada, Capitão Fausto, Galo Cant"Às Duas, Orelha Negra, Xinobi, ADFECTUS, Bruce Brothers Trio e Emmy Curl são os nomes que compõem o cartaz musical da iniciativa.
Corpo do artigo
No ano em que Viseu se afirma como "Destino Nacional de Gastronomia", a comida é o tema central da 5ª edição do Festival de Street Art do concelho, que arranca esta quinta-feira, estendendo-se até domingo.
Este ano, a chuva "é o grande inimigo" dos artistas que andam na rua e já levou ao adiamento de vários trabalhos. Também o arranque oficial do evento foi adiado desta quinta-feira para sexta-feira, fruto do mau tempo.
O coletivo Ergo Bandits, por exemplo, ainda só marcou a parede que lhe foi atribuída. "O tempo não nos dá a oportunidade para avançar o trabalho, mas acreditamos que vamos conseguir cumprir o prazo que foi estabelecido", afirma a dupla.
TSF\audio\2019\05\noticias\09\jose_ricardo_ferreira_street_art_peca_m1
Esta é a terceira participação do coletivo constituído por Rámon Freitas e João Pereira no evento. Este ano os dois artistas de Viseu decidiram criar uma versão contemporânea da Última Ceia, onde não faltam fast food, telemóveis e computadores.
"Se formos ver A Última Ceia de Leonardo da Vinci as pessoas estão todas em comunicação, a socializar e esta é uma Última Ceia em que as pessoas não estão ligadas sequer. Só são cinco pessoas porque as outras não poderem vir e isso é uma crítica à falta de tradições numa mesa hoje em dia", explica Rámon Freitas.
"Tentamos dar o nosso melhor a nível estético, mas a nossa vertente artística passa por criar sensações, estimular reflexões sobre algo", acrescenta João Pereira, o outro elemento dos Ergo Bandits.
À espanhola Lula Goce coube pintar uma das maiores "paisagens" na edição deste ano do festival. A artista já começou a trabalhar a parede de 18 metros que lhe foi atribuída, mas foi obrigada a parar devido à chuva. No dia em que a TSF a encontrou estava "mais pintada do que" o edifício que tinha à sua frente.
Na rua do Serrado, a artista galela está a pintar uma mulher que se encontra a deitar água de uma jarra para o chão, num movimento acompanhado por elementos vegetais e gárgulas. Este é o seu primeiro trabalho em Portugal. Depois Lula vai seguir para os Estados Unidos, onde vai continuar a pintar.
A 5ª edição do Street Art de Viseu assume-se este ano como a maior de sempre. "Tem o maior número de artistas (15), o maior número de artistas no feminino, o maior número de intervenções e criações e também uma descentralização mais profunda. Das 15 intervenções, cinco serão realizadas fora da cidade, algumas em freguesias de fundo rural", vinca Jorge Sobrado, vereador da cultura e turismo no município.
Entre as novas paisagens, o responsável destaca o mural de tributo a Dom Zeferino, o maior nome da gastronomia viseense no séc. XX.
Durante o festival, o Mercado 2 de Maio vai acolher espetáculos, oficinas para todas as idades, "street food" e artesanato da região.
B Fachada, Capitão Fausto, Galo Cant"Às Duas, Orelha Negra, Xinobi, ADFECTUS, Bruce Brothers Trio e Emmy Curl são os nomes que compõem o cartaz musical da iniciativa.