Em Chaves, onde a Feira dos Santos é um dos cartazes da cidade, vai para mais de um século, há uma vetusta pensão, remoçada pelo restaurante com um conceito diferente e que está na moda.
Corpo do artigo
A Feira dos Santos é um dos grandes cartazes de Chaves, pelo menos desde 1860, de acordo com registos da época: o certame, que atravessou os tempos, modernizou-se e espalhou-se pelas ruas da cidade onde os romanos deixaram legado valioso, em que a ponte de Trajano está incluída.
Por alturas do ano 79 depois de Cristo, uma oligarquia governava a cidade das águas termais quentes e minero medicinais. Tito Flávio Vespasiano foi o 1.º capitão da família Flávia, nome escolhido para uma histórica pensão da travessa Cândido dos Reis, no centro do burgo flaviense.
Desde 1843 que a casa de hospedagem e petiscos ganhou fama pelo horário alargado, que contemplava os clientes de hábitos mais noturnos ou os madrugadores a caminho do trabalho ou do comboio, que deixou de servir Chaves em 1990.
Essa tradição foi, de algum modo, recuperada em 2011, com a abertura do restaurante Pensão Flávia, no piso térreo da unidade hoteleira.
TSF\audio\2018\11\noticias\01\01_novembro_2018_tsf_a_mesa_antonio_catarino
O espaço é castiço, com notas pitorescas e até o acesso, através de uma sala mais pequena, provoca natural curiosidade.
A decoração é de faceta revivalista, com objetos e artefactos de outros tempos, graças a uma cuidada recuperação.
O conceito em que assenta este restaurante é, no mínimo, pouco habitual, uma vez que não há menu fixo e o preço fica ao critério dos comensais.
O fator convivialidade está presente nas opções para partilhar que vão surgindo em bom ritmo e que constituem o primeiro e mais vasto capítulo da ementa.
Trata-se de um conjunto de petiscos, regra geral uma dezena, servidos em pequenas frigideiras e que desempenham, com galhardia, o papel de entradas. Diversas, tradicionais e saborosas.
Desde orelheira a camarão, salada de feijão-frade com atum a cogumelos salteados, alheira, moelas, o corrupio é quase incessante para alegria dos comensais, alguns atónitos perante semelhante desfile de iguarias.
O prato de resistência, se para tal ainda existir estofo, é de essência transmontana. A tradicional posta, servida, é certo, de modo menos ortodoxo, ou seja, fatiada. Uma opção que não retira sabor à carne, saborosa e que agrada pela maciez.
Sobremesas tradicionais e, por vezes com fundo musical, a cargo do anfitrião, que não hesita em pegar numa viola ou num cavaquinho para alegrar o ambiente.
Garrafeira razoável. Serviço diligente neste restaurante que está na moda, graças a um conceito sui generis. Pensão Flávia, em Chaves.
Onde fica:
Localização: Tv. Cândido dos Reis 12, 5400-163 Chaves
Telef.: 961 693 890