A joalharia portuguesa está de novo a mostrar-se em Paris. Na semana da moda e da realização de várias feiras na capital francesa, onze empresas de joalharia participam na Feira Internacional de Joalharia Bijorhca.
Corpo do artigo
Esta é já a sexta participação nacional na Feira Internacional de Joalharia Bijorhca, numa nova era da joalharia portuguesa, que é um dos setores mais tradicionais da economia, mas que está a atravessar uma fase de renovação e crescimento à custa do design e inovação.
Fátima Santos, a secretária geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, que está a coordenar a presença destas empresas explica que a joalharia portuguesa já não se reduz ao tradicional ouro e filigrana.
TSF\audio\2018\01\noticias\20\fatima_santos_inovacao_curta
As joias nacionais apresentam-se nesta feira em Parissob a etiqueta " Portuguese Jewellery- Shaped with love" , uuma marca internacional criada pela Associação de Ourivesaria para dar mais força e visibilidade à joalharia portuguesa em todo o mundo. Fátima Santos destaca que a ourivesaria é um setor que tem estado em grande crescimento a arrancar na expansão nas exportações.
A secretaria geral da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal mesmo reconhecendo que é injusto falar apenas de um dos designers, acaba por destacar aquele que é um verdadeiro porta estandarte da representação nacional
TSF\audio\2018\01\noticias\20\fatima_santos_o_destaque
As empresas portuguesas que vão estar na feira de joalharia Bijorhca em Paris não estão sozinhas na representação de Portugal na capital francesa por estes dias. Com a semana da moda a decorrer, há também a feira de roupa Who´s Next e o Salão Internacional de Lingerie, que conta com sete empresas nacionais apoiadas pela Associação Seletiva de Moda. Há ainda uma outra feira que junta uma centena de empresas portuguesas de decoração, mobiliário, têxteis-lar e iluminação que é visitada este sábado por Augusto Santos Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros.