Um ano depois, quase tudo na mesma. A Ponte Velha de Silves continua em risco de cair, apesar do projeto já ter o parecer favorável de todas as entidades.
Corpo do artigo
Rosa Palma já recolheu todos os pareceres favoráveis para a recuperação da ponte pedonal, encaminhou o processo para a Direção Regional da Cultura, mas o pedido foi indeferido: "Tivemos uma pronúncia negativa, uma vez que não estava colocado no mapeamento. Continuamos a apelar às entidades responsáveis: à Direção Geral do Património Cultural e à Direção Regional da Cultura para que faça pressão nesse sentido".
TSF\audio\2017\09\noticias\01\06_barbara_baldaia
A autarca diz há urgência em resolver a questão, porque a ponte "deve manter-se e identifica culturalmente esta zona".
A ponte velha de Silves remonta ao século XV. A presidente da Câmara de Silves interditou a passagem há já um ano.
"Existe interdição das pessoas mas mesmo assim há quem não siga aquelas normas e continue a passar por ali", sublinha Rosa Palma, que reforça o aviso: "Um dia a ponte pode colapsar, é o que todos os relatórios dizem, inclusivamente o Laboratório Nacional de Engenharia Civil".
"Estamos numa zona de grande probabilidade sísmica e estes abalos podem fazer com que estas situações sejam muito mais rápidas", frisa.
A recuperação está orçamentada em 400 mil euros.
A TSF já contactou o Ministério da Cultura e a Direção Geral do Património, mas ainda não obteve resposta.