Os Taliban fecharam-na em 1995. Agora, a Jabal Saraj volta a estar ativa, trazendo uma nova esperança à região.
Corpo do artigo
Foi a primeira fábrica de cimento do Afeganistão: construída por engenheiros checos em 1957, e encerrada pelos Taliban em 1995, reabriu agora. Antigos trabalhadores regressaram ao trabalho e colaboraram para recuperar as máquinas desatualizadas, que têm agora cerca de 40 anos de idade, e estiveram paradas duas décadas. Numa região com elevados níveis de desemprego, os trabalhadores esperam conseguir relançar a indústria, destruída pela guerra no Afeganistão.
A procura interna de cimento é muito grande no Afeganistão, são importadas milhões de toneladas de cimento dos países vizinhos, e é essa competição feroz que torna difícil a entrada do cimento afegão nas cadeias de venda do país, ainda que mais barato que o de origem estrangeira.
A esperança do diretor é que o aumento da produção consiga evitar a fuga da geração mais nova, oferecendo-lhe emprego e uma possibilidade de ficar e criar família. A fábrica emprega agora 150 trabalhadores, e tem uma capacidade de produção de 100 toneladas por dia. Mas as máquinas estão desatualizadas, e o futuro talvez não seja viável sem uma modernização dos recursos.