A Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, celebra este domingo 50 anos. A TSF foi à procura da primeira mulher a ter ali um filho e encontrou-a numa aldeia do concelho de Miranda do Corvo.
Corpo do artigo
A maternidade tem o nome de um professor de medicina da Universidade de Coimbra que, ainda aluno, fez parte da geração de estudantes da greve académica de 1907.
Bissaya Barreto foi médico da mãe de Salazar, o que acabou por lhe dar alguma influência política.
Nos 50 anos da maternidade, a TSF descobriu, numa aldeia do concelho de Miranda do Corvo, Idalina Rodrigues, a primeira mãe da Bissaya Barreto, e António Neves da Costa, que era o anestesista de serviço no primeiro parto.
Em Coimbra havia, até há um mês, duas maternidades autónomas: a Maternidade Bissaya Barreto e a Maternidade Daniel de Matos.
Porém, há um mês, as duas maternidades foram integradas numa única Unidade que inclui ainda o Serviço de Ginecologia e o Serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).
Agora, há formalmente apenas uma Unidade no âmbito do CHUC, mas as maternidades continuam fisicamente separadas nos seus edifícios.