
Num anfiteatro na Faculdade de Medicina de Lisboa, João Lobo Antunes percorreu a sua vida perante uma plateia recheada de figuras de peso. O neurocirurgião foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem Militar de Santiago de Espada.
Corpo do artigo
A assistir à última lição de João Lobo Antunes, que o neurocirurgião intitulou "Uma vida examinada", além de Cavaco Silva, estiveram os antigos Presidentes da República Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, os ministros da Saúde, Paulo Macedo, e da Educação, Nuno Crato, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, entre muitos outros convidados.
Na última lição, João Lobo Antunes recordou a sua vida, a um dia de completar 70 anos, lembrando os antepassados, a história da sua formação académica, o percurso profissional, a sua 'incursão' da política enquanto mandatário das candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio e Cavaco Silva, terminando com uma promessa: «enquanto as mãos me obedecerem e o cérebro souber mandar eu vou continuar».
No final, o Presidente da República condecorou o neurocirurgião com a Ordem Militar de Santiago de Espada, que distingue o mérito literário, científico e artístico.