Longe dos circuitos portuenses mais turísticos, há um espaço a ter em atenção em Nevogilde, que convida a petiscar e a saborear iguarias num restaurante de acordo com as novas tendências.
Corpo do artigo
Longe do centro do Porto, na quietude de Nevogilde, uma velha mercearia e tasca sofreu transformação interior sem ter perdido a frontaria original, cujo estilo é revelador de uma época.
Os passantes na rua de Fez, que ali tem um estrangulamento, mal dão pelo novo espaço de restauração. Discreto, tem porta aberta neste novo ciclo de vida desde o verão de 2017.
É o Flor de Nevogilde, localizado no coração da freguesia que hoje emparceira com a Foz do Douro e Aldoar no mapa administrativo.
O restaurante foi idealizado por Ricardo Marinho, que depois de gerir um bar na baixa portuense, andou por outras paragens e sonhou concretizar nesta casa muitas ideias.
Os espaços são dois - em breve, passam a três - com características bem diferentes: o interior, com um balcão corrido, à direita de quem entra, lambris em madeira. O branco é a cor dominante, a transmitir tranquilidade ao ambiente, descontraído e moderno.
O exterior é um jardim, com estátuas orientais, candeeiros, pequenos lagos, flores, cadeirões com almofadas, trepadeiras e objetos de paragens mais exóticas. Mesas e cadeiras em madeira a povoarem a esplanada com agradável fundo musical e uma atmosfera zen,
Mais atrás, vai abrir em breve outro espaço, com o apoio de um bar, o que aumentará a capacidade da casa, mormente nos dias mais soalheiros.
A lista divide-se em dois capítulos, apresentados em ardósias escritas a giz em três cores.
Nos petiscos, com um toque espanholado - setas com presunto; calamares há tábua de polvo; gambas ao alho e amêijoas à Bulhão Pato.
As entradas ficam completas com as ardósias com queijo ou com presunto.
No menu de peixe, surgem duas opções de bacalhau - com broa e à Vilarinho - e de polvo - em arroz e à lagareiro.
O peixe fresco do dia - dourada, robalo -, arroz de tamboril e salmão completam, o capítulo.
Nos pratos de carne, destaca-se o solomillo de porco preto; mas há outras propostas: grelhada mista; posta laminada; bife à Flor e alheira de caça.
Todavia, a escolha recaiu no arroz de pato, acompanhado com salada. Uma versão que foge, de algum modo ao tradicional, mercê do recurso a especiarias.
Ao almoço, o menu do dia, mais em conta, propõe uma opção piscícola, que pode ser verdinhos com arroz de peixe , e outra cárnica; ao jantar, apenas há serviço à lista.
Nas sobremesas, brilha o mil folhas de requeijão e doce de abóbora
Sobremesas habituais. Garrafeira limitada. Serviço simpático neste restaurante assente em conceitos modernos e que abre manhã cedo: funciona como venda de pão.
FLOR DE NEVOGILDE, no Porto.
Localização: Porto
Telef.: 22 610 21 52