As obras na autoestrada que liga Coimbra à Figueira da Foz ainda vão a meio. O trânsito está cortado na zona de Montemor-o-Velho desde o início de abril, quando o piso cedeu.
Corpo do artigo
Antes da derrocada havia duas condutas para possibilitar a passagem das águas do rio Foja por baixo da A14, agora serão três. "No local das duas passagens hidráulicas que colapsaram colocámos três passagens em betão para permitir a passagem de um bom caudal e estamos a concluir a injeção de betão nas outras duas condutas já existentes", explica Franco Caruso, diretor de Comunicação da Brisa.
A estrutura antiga fica assim a servir de reforço ao piso da autoestrada. As condutas de metal foram substituídas por condutas de betão. "É uma estrutura mais duradoura e conforme com os nossos padrões de projeto e construção", garante.
A A14 está fechada ao trânsito há um mês. A reabertura fica garantida para o final do mês de maio. "Estamos a considerar eventualmente mais uma semana de trabalhos, mas de qualquer modo, no final do mês de maio, a autoestrada estará aberta à circulação", diz.
Os trabalhos na A14 vão a meio. Até final de maio a alternativa continua a ser a ponte militar que liga agora a autoestrada à Nacional 111 em Maiorca e que está em funcionamento há duas semanas.