A autoestrada A14 que liga a Figueira da Foz a Coimbra, cortada desde o início de abril depois de um abatimento do piso, vai reabrir ao trânsito reabre esta quarta-feira de forma parcial.
Corpo do artigo
Fonte da concessionária Brisa adiantou à agência Lusa que a autoestrada reabre "de forma parcial", possibilitando o trânsito nos dois sentidos, mas apenas por uma faixa de rodagem - em circulação alternada com recurso a semáforos - na zona onde está instalada a ponte militar que faz a ligação da A14 com a EN 111.
A opção pela circulação numa única faixa de rodagem junto ao nó de Santa Eulália fica a dever-se à necessidade de desmontar a ponte militar instalada no local após o acidente, trabalhos que, de acordo com a concessionária da autoestrada, começam igualmente na quarta-feira.
A via está cortada ao trânsito desde o dia 02 de abril, entre os nós de Vila Verde e Santa Eulália, no concelho da Figueira da Foz, devido ao colapso de uma passagem hidráulica na zona de Maiorca, que levou ao aluimento do piso da autoestrada.
Em comunicado, a Brisa adianta que "continua a trabalhar para garantir a reabertura [total] da A14 no prazo estipulado inicialmente", que era de seis a sete semanas e que se cumpre no domingo. O trânsito continua cortado aos veículos pesados no sentido Coimbra-Figueira da Foz.