A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde decidiu abrir um inquérito ao caso de um doente que foi transferido de Chaves para Lisboa por alegada falta de vagas nos hospitais das regiões Norte e Centro.
Corpo do artigo
Este inquérito foi aberto na semana passada, perto de um mês depois da situação ter sido conhecida publicamente. A informação foi apurada pela TSF.
No início de fevereiro tinha sido anunciada uma outra investigação que continua a ser feita pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.
Um mês depois e perante a falta de respostas e explicações claras sobre o que aconteceu, a Inspeção-Geral de Saúde decidiu por isso abrir um inquérito autónomo até porque considera que o caso é grave.
Fonte ligada ao processo explicou à TSF que não é aceitável um doente vir de Chaves até Lisboa depois de um acidente por falta de vagas em vários hospitais.
A mesma fonte salienta que é preciso encontrar responsáveis pois não é aceitável que se olhe para este caso como uma falha do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Quanto ao inquérito que está em curso na Administração Regional de Saúde do Norte, fonte desta entidade explicou à TSF que o mesmo continua a ser feito e deve estar pronto em breve.