Na vila de Campeã, em Vila Real, já se sentem os efeitos do fim das obras no túnel do Marão.
Corpo do artigo
O "Polo Norte", restaurante a cerca de 500 metros da entrada do túnel, é bem o exemplo disso. Abriu quando começaram as obras, agora fecha, diz a proprietária, Isabel Carvalheira. "Foi bom mas agora já não há mais nada, mais nada. Vamos fechar!".
O restaurante ao lado da Nacional 15 serve uma ementa semelhante ao "A Feira" no centro da Campeã. "Agora vamos ficar sozinhos, não há obras. Acaba o turno, tchau", diz Hélder Pereira. O responsável do restaurante acrescenta que "as duas salas de refeições estavam sempre cheias, agora já se estão a ir embora muitos".
Uma realidade que se estende a outros serviços. Que o diga Bruno Esteves, das bombas de combustível da Gaspe, no coração da vila." Ah, sim, agora nestes últimos meses houve um decréscimo mesmo brutal". E acrescenta que os anos de construção da obra foram bons para todo.
Agora o desemprego e a emigração voltam ao dia a dia da Campeã. "Isto do túnel puxou muita gente nova. Um exemplo, em dez pessoas nove trabalhavam no túnel. Agora lá está tudo acabou e volta tudo ao desemprego. Se calhar muitas das pessoas até emigram, como já emigraram e outras continuam à espera de alguma oportunidade que possa aparecer".
Uma espera que se segue a sete anos dourados da população da vila da Campeã, em Vila Real.