O presidente do PS/Açores anunciou, esta sexta-feira, que não se recandidata à presidência do Governo Regional nas eleições que se vão realizar em 2012.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito numa declaração lida na sede do partido, em Ponta Delgada, pouco antes da reunião do Secretariado Regional do PS/Açores.
«Concluirei, como igualmente prometi em 2008, o meu mandato como presidente do governo da Região Autónoma dos Açores, com a humildade democrática e a firmeza politica com que o fiz até este momento», afirmou.
Ainda assim, disse que existe uma «apreciação muito positiva por parte dos açorianos» sobre a acção do seu governo e que, tendo em conta as dificuldades que se sentem no arquipélago devido a «crises financeiras e económicas externas», se as eleições fossem hoje «o PS seria de novo vencedor».
O socialista recordou que participou na inclusão da «limitação do número de mandatos sucessivos», ainda que «contra a opinião de muitos», mas «tendo a plena consciência» de que tal evitaria «maus costumes».
«Não nos esquecemos de que a ética da lei da República exige a disponibilidade para se abandonar o cargo público exigido», referiu ainda.
Notícia actualizada às 22:50.