"Acreditar que não se vai repetir." Depois do granizo, seguem-se trabalhos de limpeza em Valpaços
À TSF, a coordenadora da Proteção Civil de Valpaços diz esperar que o trabalho não seja em vão e adianta que o levantamento de prejuízos começa a ser feito segunda-feira.
Corpo do artigo
Depois de terem caído "pedras do tamanho de um berlinde", em Valpaços, Vila Real, seguem-se os trabalhos de limpeza na região: "há passeios cheios de folhas e pedaços de ramos." O levantamento de prejuízos só vai começar a ser feito a partir de segunda-feira, quando o município estiver fora de alerta.
"As árvores que ficaram na via pública... as folhas foram completamente dizimadas", conta à TSF a coordenadora da Proteção Civil de Valpaços, Carla Cerdeira.
TSF\audio\2023\09\noticias\03\carla_cerdeira_2_limpeza_
O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou Vila Real em aviso amarelo, a partir das 12h00 deste domingo. Apesar do alerta, Carla Cerdeira espera que o trabalho não seja em vão e que a situação de sábado "não se volte a repetir".
No entanto, sublinha: "Se repetir, cá estaremos para ter uma resposta pronta e rápida."
Para segunda-feira já não estão previstas condições meteorológicas adversas em Valpaços, pelo que a autarquia vai começar a averiguar com o Ministério da Agricultura qual o valor dos estragos e que culturas foram atingidas.
TSF\audio\2023\09\noticias\03\carla_cerdeira_1_amanha_
"A partir de amanhã vamos deslocar-nos ao terreno para ver o impacto nas culturas atingidas, nomeadamente no Olival, que aparentemente é a mais atingida", disse Carla Cerdeira.
No sábado, trovoadas e queda de granizo destruíram zonas de vinha em Valpaços. A região estava sob aviso laranja, mas as previsões do IPMA foram superadas e o concelho foi surpreendido com um dia de inverno no verão.
16958261