
Cozido de grão em abóbora
© Facebook/Adega dos Ramalhos
Na vila alentejana do Alandroal, uma velha casa teve várias vidas: foi celeiro e adega, mas acabou transformada em restaurante com nome de família. O receituário tradicional alentejano é a marca da casa, que privilegia a cozinha regional.
Corpo do artigo
Vértice de um triângulo formado pela fortaleza de Juromenha e os castelos de Terena e do Alandroal, esta vila alentejana está situada num território fronteiriço que teve relevante importância estratégica durante as guerras da Restauração e Peninsular.
O Alandroal cresceu à volta do castelo, construído no século XVI, hoje ex-líbris monumental da vila de casas caiadas e ruas tranquilas, que levam ao largo Major Roçadas,
Vizinho da igreja de S. Sebastião, o restaurante Adega dos Ramalhos é conhecido pela cozinha regional alentejana, com base no receituário tradicional.
TSF\audio\2019\02\noticias\22\tsfmesa22
A casa é antiga e esteve ocupada por um celeiro e uma adega, que acabou por se manter no nome do restaurante, que é paixão de uma família.
Espaço vasto, que se divide por três salas confortáveis e uma esplanada utilizável durante todo o ano.
Ambiente rústico, decoração à base de motivos alentejanos. Amesendação sem reparos e uma ementa em que os pitéus da região são a marca distintiva da casa onde os produtos regionais têm tratamento esmerado na cozinha.
Dali saem as sopas alentejanas - de cação ou de tomate, esta com bacalhau e ovo escalfado, mas também pode levar carne de porco frita - e a tradicional açorda, mas há muito por onde escolher, das entradas aos pratos principais.
Para entreter, enquanto matéria mais substancial não chega à mesa, e para acompanhar com o tão saboroso pão alentejano, queijo de ovelha; presunto; linguiça e pimentos assados; mas, a oferta é vasta.
Prato famoso é o cozido de grão na abóbora. Bastante completo e pleno de sabor, surge de modo apelativo e com carne de porco, farinheira, batata, abóbora, grão e feijão-verde.
Outras sugestões, de sabor típico alentejano, são o ensopado de borrego e as tradicionais migas com entrecosto.
No rol dos grelhados, há cachaço de porco, lagartos e lombinhos, variando o acompanhamento entre migas, esparregado ou batatas frita.
Nos pratos de peixe, o bacalhau à casa é a referência, mas, com o Guadiana ali tão perto, a caldeta de peixe do rio, aromatizada com poejo e outras ervas aromáticas - que fazem a diferença na gastronomia alentejana - é outra opção.
A doçaria alentejana é maioritária no capítulo de sobremesas: pão de rala; sericaia e tarte de amêndoa formam trilogia irresistível.
Garrafeira preenchida por referências alentejanas e vinho da casa a copo.
Serviço marcado pela simpatia neste restaurante onde podemos saborear, à mesa, o Alentejo. Adega dos Ramalhos, no Alandroal.
Onde fica:
Localização: Largo Maj. Roçadas 4, 7250-135 Alandroal
Telef.: 268 449 490