Administradores hospitalares: Medidas de incentivo aos médicos só resolvem casos pontuais
A presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Marta Temido, disse hoje que as medidas de incentivo para médicos em regime de mobilidade parcial apresentadas segunda-feira pelo Governo são bem-vindas, mas só resolvem casos pontuais.
O Ministério da Saúde alargou por mais três anos o período de contratação de médicos aposentados e aprovou medidas de incentivo para médicos em regime de mobilidade parcial e para os que fixem em zonas carenciadas.
Em declarações hoje à agência Lusa, Marta Temido considerou que as medidas são bem-vindas, mas são de eficácia limitada.
«Estas medidas são pontuais. Estão desinseridas de uma estratégia global para a força de trabalho em saúde em Portugal e, por isso, têm e terão sempre uma eficácia limitada», salientou.
A mesma responsável lembrou que os problemas de desequilíbrios na força de trabalho em saúde são «muito complexas num país que não tem tradição e não tem história de políticas e estratégias organizadas na área dos recursos humanos da saúde».