Administradores Hospitalares querem hospitais de campanha para evitar rutura do SNS
Alexandre Lourenço defendeu uma maior coordenação entre hospitais.
Corpo do artigo
O presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, defende que está na hora de começar a montar os hospitais de campanha para evitar a rutura do Sistema Nacional de Saúde e considera que não há tempo a perder.
"Não temos tantos internados, mas temos mais diagnosticados por dia do que tínhamos na primeira vaga e parece-me que é essencial, desde já, implementar os hospitais de retaguarda que ainda não conhecemos. Têm de estar montados e temos de começar a planear a necessidade de ter hospitais de campanha para escoar os doentes que estão nos hospitais", explicou à TSF Alexandre Lourenço.
Ouvido no Fórum TSF, Alexandre Lourenço defendeu também uma maior coordenação entre hospitais. Para o presidente da Associação de Administradores Hospitalares não faz sentido que existam hospitais sobrelotados quando há outros próximos com mais capacidade de resposta.
12909136
"Todos ficámos surpreendidos com esta evolução no início de outubro e, evidentemente, é preciso identificar e ter respostas antecipatórias. Para isso é preciso ter melhor coordenação de meios, não podemos ter uma ou duas instituições em sobrecarga quando temos uma rede próxima que pode ser utilizada, quer a nível de camas gerais quer a nível de cuidados intensivos", acrescentou o presidente da Associação de Administradores Hospitalares.
12909996