Adolescentes nos Açores aprendem a ser empreendedores com troca de roupa em segunda mão
"Com o TeenSharing o ambiente agradece e os pais também." O slogan já diz tudo, ou quase tudo. O projeto visa combater o fast fashion e promover a sustentabilidade e a economia circular. É uma ideia de miúdos, que já está a fazer mexer a comunidade no Pico
Corpo do artigo
Simone Garcia e Ricardo Baptista são os dois empreendedores. Têm 14 anos, são do 8.º ano da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e, juntos, criaram um conceito de troca de roupa em segunda mão.
Inspirados num mercado de troca de brinquedos, em dezembro, Simone e Ricardo levaram a ideia às professoras de Empreendedorismo e desde então já houve trocas de roupas e está a passar agora para o digital, com o desenvolvimento de uma app.
Ricardo explica à TSF que o TeenSharing combate o preconceito da roupa em segunda mão: "Preocupámo-nos com o 'fast fashion'. Notámos que há muito preconceito porque como é um meio pequeno as pessoas vão reconhecer as roupas uns dos outros."
Uma das vantagens, além de poupar dinheiro, é a garantia de anonimato de quem já usou as roupas e as vai usar.
O TeenSharing é para adolescentes, a custo zero, mas Simone sublinha que também a importância da supervisão dos pais e professores, que controlam o que pode sair dos armários, assim como o bom estado e a limpeza dos artigos doados.
A iniciativa já envolveu duas escolas na troca de roupas. "Foi um êxito, porque a nossa escola parceira, a Cardeal Costa Nunes, conseguiu 111 peças e a nossa escola 66. Levámos o mesmo número para haver um equilíbrio", explica.
Ricardo nota que, além do entusiasmo do projeto, há até quem já tenha mudado a forma de vestir. "Quando fizemos uma amostra do projeto, vimos que houve pessoas que começaram a gostar de outros estilos de roupa, diferente do que o que costumam usar."
Uma das professoras que acompanha os alunos nos projetos de Empreendedorismo Linda Garcia conta que este projeto é o resultado da implementação do programa da Escola de Líderes, da Direção Regional da Juventude, e do desafio lançado aos alunos para apresentarem propostas inovadoras com valor para a região.
O TeenSharing foi o escolhido para representar a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico num concurso regional no final de maio. "Não chegámos ao pódio, mas já estamos a marcar a nossa presença nas escolas. E como os próprios miúdos dizem: 'TeenSharing, a segunda mão só está na tua mão.' Queremos mesmo tentar promover a sustentabilidade e dar uma nova vida às peças de roupa", afirma a professora.
Linda Garcia garante que o TeensSharing pode ser aplicado em qualquer ponto dos Açores, através de parcerias escolares. "Às vezes há peças que ainda têm a etiqueta, estão novas. Os alunos ou não chegam a usar, ou foi uma oferta que não gostaram, ou simplesmente deixaram de gostar. E aqui há sempre a possibilidade de os miúdos trocarem", conclui.
Esta quinta-feira, os dois adolescentes voltam à Terceira para competir com a app do projeto. O prémio é uma viagem a Lisboa em setembro. Se ganharem, vão aproveitar para passear e estudar formas de aplicar o conceito da troca de roupa para adolescentes também no continente.