O Expresso na edição online está a contar que os agentes da PSP envolvidos nas agressões do Chiado vão ser castigados.
Corpo do artigo
A Inspeção-geral da Administração Interna (IGAI) recolheu indícios suficientes para a abertura de processos disciplinares a alguns dos agentes da PSP envolvidos nas agressões a manifestantes e repórteres fotográficos no passado dia 22 no Chiado.
Paulo Rodrigues, o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), a mais representativa associação sindical da PSP, desdramatiza a possibilidade de castigos e confessa em declarações à TSF que não fica chocado com este cenário.
Paulo Rodrigues adianta ainda que não conhece o relatório, mas considera necessário salvaguardar desde já alguns pontos. É por exemplo preciso separar os casos isolados da atuação global da polícia.
Para o presidente da ASPP o mais importante é prevenir situações futuras.
De acordo com uma fonte oficial citada pelo Expresso, a IGAI defende também uma alteração de procedimentos da polícia em futuras manifestações, recomendações que vão ser agora avaliadas pelo ministro da Administração Interna.
Miguel Macedo vai estar na quarta-feira à tarde na comissão parlamentar para esclarecer os deputados sobre os incidentes do dia da greve geral.