A associação dos viticultores de agricultura familiar duriense fala numa catástrofe.
Corpo do artigo
Os agricultores de Vila Real estão a pedir apoios a fundo perdido, depois de o granizo que caiu durante o fim de semana ter destruído 800 hectares de vinha.
Víctor Herdeiro, presidente da Associação dos Viticultores e da Agricultura Familiar Douriense, fala em catástrofe, ainda pior do que aquilo que aconteceu a 31 de maio. Perdeu tudo e vai demorar três a quatro anos a recuperar.
TSF\audio\2021\06\noticias\14\victor_herdeiro_1_09h
Os viticultores já pediram reuniões e Víctor Herdeiro só encontra uma forma de o Estado ajudar: "nós precisamos de um subsídio a fundo perdido e vamos exigir isso ao Governo".
O pedido dos proprietários de ajudas a fundo perdido não é excluído pelo Ministério da Agricultura, mas o secretário de Estado Rui Martinho sublinha que nesta fase é cedo para anunciar que apoio será concedido.
"Neste momento temos todos os nossos serviços da direção regional de agricultura e pescas a fazer o levantamento da situação. Não foi só em Vila Real, mas também, por exemplo, na zona a sul do Douro, nomeadamente na zona de Lamego", explicou à TSF Rui Martinho.
TSF\audio\2021\06\noticias\14\10_rui_martinho_1